CAFÉ DA MANHÃ

O QUE COMER AO ACORDAR?

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, você já deve estar cansado(a) de ouvir isso. Mesmo assim, muitos deixam de fazer seu desjejum ou realizam escolhas pouco saudáveis, como pães brancos, bolos, sucos de caixinha e achocolatados cheios de açúcar agregado.

 

O que talvez poucos saibam, é que o café da manhã estimula o metabolismo, isto é, ajuda a queimar calorias e fornece a energia necessária para iniciar seu dia. Não é preciso muito tempo para preparar uma refeição saudável, 15 minutinhos são suficientes para que você tenha tempo de ‘dar o combustível adequado’ ao seu corpo pela manhã. Pense bem e acorde um pouquinho mais cedo!

 

É do conhecimento de todos que a tapioca vem tomando conta da mesa dos brasileiros adeptos de um estilo de vida saudável, atuando como substituta dos pães tradicinais, pois contribui para a diminuição do inchaço corporal, possui menos calorias e é uma excelente fonte energética para os que desempenham atividades físicas.

Mas, como nem tudo são flores, a tapioca é pobre em fibras, portanto, há dicas que considero bem interessantes para modificar essa condição. Acrescentar chia à massa ajuda a diminuir o índice glicêmico do alimento e enriquece a tapioca com ômega 3. Outra boa opção é acrescentar 1 colher de chá de farinha de linhaça dourada e tornar sua tapioca bem mais nutritiva.

 

E o recheio? É um fator bem importante, pois muitas pessoas acreditam que pelo simples fato de consumirem tapioca como substituta do pão, estão livres para usar quaisquer ítens gordurosos e calóricos. Sugestões de recheios doces saudáveis para tapioca seriam banana com pasta de amendoim integral sem açúcar, geléias sem adição de açúcar, calda de whey protein de chocolate(água+whey+coco ralado sem açúcar) etc. Para os que preferem as salgadas, queijos como cottage e creme de ricota light, seriam ótimas opções para o consumo junto à frango cozido desfiado ou ovos ‘feitos na água’ ou peito de frango/peru defumados (com moderação, devido ao alto índice de sódio).

 

“Mas, Juh, ‘ovos feitos na água’, existe isso?” Sim, existe e foi uma grande descoberta para mim! São deliciosos, não ficam ressecados, fáceis de fazer e não exige que se use quaisquer óleos para prepará-los. Tudo que você vai precisar é de uma frigideira antiaderente, água filtrada e ovos (além de um pouco de sal, para os que gostam) .

Você cobrirá o fundo da frigideira com água, aguardará até que subam as primeiras bolhinhas de fervura. Então, quebrará os ovos bem perto da panela e deixará o fogo baixo/médio, mexendo ate conseguir o ponto dos ovos que agrade seu paladar.