Tipos de queijo X Planejamento alimentar

Texto da Nutricionista Amanda Lima

 
Certo dia vi um comentário a respeito do queijo coalho e sua utilização em planejamentos para emagrecimento, no texto o uso do queijo coalho devia ser evitado, uma vez que seria um queijo mais calórico.

Para esclarecer as dúvidas resolvi trazer a composição de alguns queijos utilizados em planejamentos alimentares e fazer uma comparação!


QUEIJO COTTAGE 100 g: 126 Kcal 13,09 g de proteínas 6,66 g de gorduras e 3,32 g de carboidratos.


QUEIJO MINAS FRESCAL g:
230 Kcal 16,65 g de proteínas 16,65 g de gorduras 3,33 g de carboidratos


QUEIJO RICOTA 100 g: 140 Kcal 12,6 g de proteínas 8,1 g de gorduras e 3,8 g de carboidratos


QUEIJO COALHO 100 g: 337 Kcal 27 g de proteínas 25 g de gorduras e 1 g de carboidrato.


Fonte: Tabela para avaliação de consumo alimentar em medidas caseiras, PINHEIRO, 2009 e TACO 2011.

Ricota: mole, fresco e com baixo teor de gordura.

Quando observamos o teor calórico do queijo coalho, ele realmente é superior aos demais, mas ao observarmos sua composição, vemos que o mesmo apresenta um teor proteico superior, além de baixa quantidade de carboidratos, esse queijo também apresenta uma quantidade de gordura maior quando comparado aos demais queijos.

Mas será mesmo que a gordura é a vilã dessa história???

A gordura é um importante fator de saciedade, pois tem digestão mais lenta que os demais macronutrientes, além de ser veículo de transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E). Além disso a gordura presente nesse queijo é uma gordura natural, própria do leite. Então vale mesmo a pena restringir esse queijo do planejamento de pacientes? Será que vale a pena contar calorias, esquecendo do valor nutricional que um alimento fornece?

Todos os queijos de uma maneira geral são bem vindos dentro de um planejamento alimentar, o que devemos atentar é em relação a quantidade de sódio que muitos queijos possuem, vale a pena também evitar os queijos processados, pela grande quantidade de aditivos químicos que possuem. Mas queijos minimamente processados podem e devem ser inseridos dentro de planejamentos alimentares.

Queijo coalho: mais gorduras, menos carboidratos.