EM BUSCA DA BERINJELA PERFEITA

Leio muita gente reclamando sobre a berinjela, geralmente por motivos que poderiam ser evitados no momento da escolha ou pela maneira de armazená-las. Resolvi criar esse post para dar uma ajudinha pra quem desconhece alguns detalhes importantes.

🍆COMO ESCOLHER, JUH?
Quando for comprar, é preciso observar se ela está bem firme e não deve ser muito grande e larga, porque é sinônimo de muitas sementes.
Você deve escolher as mais escuras, bem roxas, de casca lisa e brilhante, sem nós ou manchas claras. Toque levemente com as mãos, sem apertar: a berinjela é leve, mas não pode ser ‘mole’.

🍆COMO EU VOU SABER SE HÁ LARVAS NELA, JUH?
Para evitar se surpreender com ‘larvas’ na berinjela, olhe atentamente se há furinhos na casca antes de comprá-la! Não tenha pressa!
Se forem berinjelas de mercado, que geralmente vêm em bandejas de isopor ou em saquinhos plásticos, fica mais complicado de você averiguar se há furinhos. Então verifique se há algum pozinho amarronzado ou preto caído no fundo da bandeja ou da sacolinha plástica. Caso haja é quase certo que já houve bichinhos passeando por ela.

🍆COMO ARMAZENAR, JUH?
Fora da geladeira dura cerca de 2 dias em lugar arejado, dentro da geladeira (na gaveta de verduras) deve ficar guardada o menor tempo possível, senão fica murcha e amarga com mais de 3 dias.

🍆COMO EVITAR QUE ELA AMARGUE, JUH?
A berinjela crua possui sucos amargos e indigestos. Mesmo que com os avanços da agricultura esse amargor seja reduzido, prefira sempre retirar o excesso . Para isso, a melhor solução é cortá-la quando for preparar (em tiras, aos cubos, etc) e colocar em uma peneira com sal. Com isso, parte do líquido das berinjelas vai descer pela peneira nos próximos 15 minutos, levando o amargor com ele. Ainda que não seja retirado em 100% é suficiente para ficar adequado ao preparo. Você também pode deixar a berinjela de molho na água com vinagre ou limão por cerca de 30 minutos, porém é um pouco menos eficaz que a primeira forma. Mas não exagere no sal, para ter que lavar as berinjelas depois, pode fazer diferença no efeito.

Espero ter ajudado vocês a escolherem a berinjela perfeita!

A berinjela é um alimento de baixíssimo teor calórico, ela só tem 30 calorias para cada 100 gramas, além disso, é rica em fibras, minerais e vitaminas!