‘SER FITNESS’: EXISTE UM PADRÃO?

Por todos os lados somos bombardeados por padrões de beleza ‘conflitantes’, tidos como ‘boa forma’. Para uns, estar em forma é conseguir correr uma maratona, para outros é aguentar pegar muito peso ou, sei lá, ter um abdome ‘travado’.

 

 
Ninguém está ‘errado’ no seu conceito de ‘ser fitness’.
O grande problema é quando a gente começa a se comparar com pessoas que acompanhamos nas redes sociais. Alguns ficam paranóicos(as), acham que precisam estar parecidos a um(a) atleta de fisiculturismo ou que precisam levantar o mesmo peso que aquela musa fitness, executar uma atividade física qualquer tal e qual fulano(a) ou ciclano(a) mostrou no Youtube ou Snapchat. A verdade é que a gente NÃO PRECISA de NADA disso para ‘ser fitness‘. Não há uma maneira certa ou errada de estar em forma. A beleza está na subjetividade da palavra, estamos livres para interpretar como quisermos o conceito de ‘ser fitness‘ ou de estar de bem conosco, trilhando nosso caminho, respeitando nossas particularidades, limites e gostos.

 

 
Há alguns anos as pessoas em geral eram menos preocupadas com ‘padrões de beleza’, hoje me parece que a maioria das meninas, principalmente, querem ter a MESMA aparência. Quem for diferente, vira alvo de críticas: ‘é magra demais, deve ser doente’, ‘é muito musculosa, parece um homem’ etc. Isso precisa parar. Se é feito um comentário negativo sobre um determinado corpo, significa que é considerada uma referência para avaliá-lo com base nela. A falta de sentido está justamente aí: que referência é essa? Se não for igual a ela, não é ‘boa forma’? Vamos refletir sobre isso, né?
A palavra ‘fitness‘ significa ‘APTIDÃO‘, então, se todos estamos aptos à nossa maneira a fazer aquilo que funciona para nós e que curtimos, somos fitness. Mesmo sem sermos iguais àquela figura que andam traçando como meta por aí.

 

 
Precisamos parar de ‘copiar a vida’ de pessoas que conhecemos da internet, só porque achamos que são bonitas ou porque admiramos qualquer característica delas. O que funciona para elas, pode não ser nada bom para a gente. É daí que vem a importância de sermos acompanhados/orientados por profissionais capacitados: para não esquecermos o que realmente queremos, livres de influências e respeitarmos nossa individualidade.

 

fitness

 
Pergunte-se então, para você o que é ‘ser fitness’? Aumentar o percurso da corrida, sentir-se mais forte, dançar por horas, fazer ‘não sei quantos abdominais’? Pois bem, é tudo válido, desde que seja seu real objetivo. Defina-o e corra atrás de forma equilibrada, sustentável e disciplinada.

 

E o que é ser fitness para mim?

 

Minha rotina é instável, vivo períodos bastante disciplinados e outros bem relaxados. O que nunca muda é meu hábito de ingerir alimentos saudáveis, me sentir confiante. Mesmo que a atividade física varie entre apenas dar uns trotes com minha cachorrinha no parque esporadicamente ou treinar todos os dias sem faltar. Meu corpo muda? Sem dúvidas! Mas o conceito de ‘ser fitness‘ vai muito além de estar ou não com uns ‘pneuzinhos’ a mais.