Melhores alimentos para a sua pele

Todo mundo tem um creme para o rosto favorito ou tratamento, mas a pele bonita começa com o que você come, sabia? Células mais velhas são constantemente substituídas por mais jovens e um fornecimento constante de micronutrientes é essencial para fazer esse crescimento ser mais ágil. Alimentar-se de forma balanceada é proporcionar para a sua pele os nutrientes vitais que ela precisa para permanecer macia, flexível e sem manchas.

Coma 5 porções de frutas e vegetais coloridos por dia


Frutas e legumes possuem potentes antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos celulares causados pelos radicais livres. Radicais livres são causados pelo tabagismo, poluição e luz solar e podem causar rugas e manchas de idade. Coma frutas e vegetais coloridos, pelo menos cinco porções por dia. O betacaroteno, encontrado na abóbora, cenoura e batata-doce, e a luteína, encontrada na couve, mamão e espinafre são potentes antioxidantes, importantes para o desenvolvimento normal das células da pele e manutenção de um tom de pele saudável.

Vitamina C


A vitamina C é também um super antioxidante. É necessária para um sistema imunológico forte, pele radiante e ajuda a curar cicatrizes adequadamente. As melhores fontes são acerolas, mirtilos, brócolis, goiaba, kiwis, laranjas, mamão, morangos e batata-doce. Todos eles ajudam a produzir colágeno que fortalece os capilares que abastecem a pele.

Evite o efeito sanfona

Perder e recuperar o peso repetidas vezes, pode causar flacidez, rugas e estrias.
Dietas radicais são muitas vezes baixas em vitaminas essenciais. Durante longos períodos de tempo restringindo os alimentos, isto irá refletir na sua pele.

Selênio


O selênio é um poderoso antioxidante. Ele funciona ao lado de outros antioxidantes, como vitaminas E e C e é essencial para o sistema imunológico. Estudos sugerem que uma dieta rica em selênio pode ajudar a proteger contra o câncer de pele, danos causados pelo sol e manchas de idade. Uma maneira de aumentar sua ingestão é comer castanhas-do-Pará. Apenas três ou quatro unidades por dia irão fornecer a quantidade diária recomendada. Misture as castanhas com outras sementes ricas em vitamina E numa salada, por exemplo. Outras boas fontes são peixes, mariscos, ovos, germe de trigo, tomates e brócolis.

Vitamina E

beleza
A vitamina E protege a pele de danos oxidativos (célula) e dá suporte o crescimento saudável da pele. Alimentos ricos em vitamina E incluem amêndoas, abacate, avelãs, pinhões e sementes de girassol.

Hidratação

hidratar
A pele precisa de umidade para permanecer flexível. Mesmo a desidratação suave fará com que sua pele pareça seca, cansada e ligeiramente cinzenta. Beba de seis a oito copos de água por dia – outros líquidos ajudam, mas a água é o melhor e insubstituível. Se você trabalha em um escritório, mantenha uma garrafa de água em sua mesa para lembrá-lo de beber. Ervas, chás livre de cafeína são bons também. Tente evitar fumar e consumo excessivo de álcool, ambos podem envelhecer a pele.

Perca o medo das gorduras


Gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas – os tipos encontrados em abacates, peixe, nozes e sementes – fornecem ácidos graxos essenciais que atuam como um hidratante natural para a sua pele, mantendo-a flexível. Estas gorduras também contam com uma dose extra de vitamina E (uma vitamina da qual muitos são carentes), o que ajudará a proteger contra os danos dos radicais livres.

Coma mais fitoestrógenos


Fitoestrógenos são substâncias vegetais que têm uma estrutura semelhante ao hormônio do sexo feminino, o estrogênio, e servem para ajudar a manter os nossos hormônios naturais em equilíbrio. Existem diferentes tipos, alguns são encontrados em produtos de soja (isoflavonas), enquanto outros são encontrados na fibra de grãos integrais, frutas, legumes e sementes de linhaça. Inclua cereais integrais, frutas e legumes como parte de sua dieta equilibrada.

Opte pelo ômega-3

omega 3
Certifique-se de ingerir suficientes ômega-3 e ômega-6. Estes são ácidos graxos essenciais que que não podem ser produzidos no corpo e devem ser obtido através da dieta. Você vai encontrar ômega-3 em peixes oleosos e fontes de plantas, como óleo e sementes de linhaça, por exemplo. O Omega-3 incentiva o corpo a produzir compostos anti-inflamatórios, que podem ajudar sua pele, particularmente em condições inflamatórias como eczema e psoríase.

Leguminosas: carboidratos de baixo índice glicêmico

leguminosa
Coma mais feijões, lentilhas, ervilhas, grãos-de-bico, mingau de farelo de aveia e outros carboidratos de liberação lenta. Eles liberam o açúcar na corrente sanguínea gradualmente, abastecendo com uma fonte constante da energia e deixando a sensação de saciedade por muito mais tempo e, conseqüentemente, menos provável aos lanches fora de hora. Evite carboidratos IG alto como biscoitos e bebidas açucaradas, eles levam à produção de insulina, que pode danificar colágeno e acelerar rugas.

Não se esqueça do zinco

zinco
O frango grelhado de cada dia, fornece zinco, que está envolvido no funcionamento normal das glândulas sebáceas na pele e ajuda a reparar os danos e manter a pele macia e flexível. Os alimentos ricos em zinco incluem peixes, carne vermelha magra, cereais integrais, aves, nozes, sementes e mariscos.

Problemas comuns da pele

Por mais que tentemos resistir, nossa pele envelhece. Rugas e manchas de idade são o resultado de danos graduais acumulados pelo sol, sabonetes fortes, produtos químicos e má nutrição. Certifique-se de seguir as orientações acima, ser acompanhado(a) por um dermatologista e tentar incluir alimentos ricos em antioxidantes, frutas e vegetais contendo betacaroteno, vitaminas C e E, zinco e selênio.

Acne


A acne é causada pela inflamação e infecção das glândulas sebáceas da pele. As glândulas sebáceas são estimuladas por hormônios (particularmente andrógenos). Para evitar a acne, reduza as gorduras saturadas e hidrogenadas em margarinas e alimentos processados. Também evite as fast foods, bem como alimentos ricos em açúcar, como bolos e biscoitos. Coma mais vegetais crus, cereais integrais, frutas frescas e peixes. Tente incluir alimentos ricos em selênio, como castanhas-do-Pará, castanha de caju, atum fresco, sementes de girassol, nozes e pão integral.

Psoríase


Aparece como remendos de pele vermelha com escamas esbranquiçadas, mais comumente nos cotovelos e joelhos. Os remendos são causados pelo rápido crescimento e proliferação de células nas camadas exteriores da pele. Os remendos podem causar coceira e dor e, em casos graves, a pele pode rachar e sangrar. Algumas pessoas acham que os surtos ocorrem quando se sentem esgotados. Queimaduras solares, álcool, tabagismo, obesidade e estresse também estão envolvidos e pode haver alimentos específicos que intensifiquem, você terá que identificar usando uma dieta de exclusão, com ajuda de seu médico/nutricionista. Ácidos graxos essenciais de óleo de peixe presado a frio e óleos de sementes são importantes para incluir na dieta. Ela também deve ser baixa em gordura saturada e incluir ervas anti-inflamatórias, como açafrão, pimenta vermelha, gengibre, cominho, erva-doce, alecrim e alho.

Eczema


É uma condição da pele que geralmente começa como vermelhidão irregular, muitas vezes nas mãos, mas pode aparecer em qualquer lugar na pele. Embora existam muitos desencadeadores, um dos mais comuns é a sensibilidade alimentar. Os alimentos ofensivos mais comuns são leite, ovos, peixe, queijo, nozes e aditivos alimentares. Omega-3, zinco e vitamina E podem ajudar a reduzir os sintomas.

Para terminar

dermatologista
Uma vez que você fizer mudanças em sua dieta, não espere um milagre da noite para o dia. Leva seis semanas para que a pele nova surja até a superfície, de forma que os benefícios visíveis das mudanças dietéticas demoram para aparecer, mas valem à pena. Quando detectar problemas de pele persistentes, não deixe de consultar seu médico dermatologista!

 

Fonte: BBC Good Food