QUAIS ALIMENTOS PODEM ESTAR PREJUDICANDO SUA PELE?

ALIMENTOS POBRES NUTRICIONALMENTE: EMBALADOS E PROCESSADOS

SAÚDE DA PELE
Durante o processamento, enzimas vivas e nutrientes são quebrados e perdidos. Dietas ricas em tais alimentos quase sempre demonstram deficiências nutricionais, e essas deficiências sempre aparecem na pele. Em geral, quanto melhor a qualidade de seu alimento, melhor sua saúde e pele. Além disso, alimentos embalados freqüentemente têm baixo teor de água. Todos os alimentos, e especialmente frutas e vegetais em seu estado natural/bruto, são mais elevados em teor de água e, adicionar hidratação para o corpo é necessário para uma função orgânica adequada. Esta hidratação é essencial para a pele saudável, porque auxilia na desintoxicação da pele.

ALIMENTOS NÃO-ORGÂNICOS

SAÚDE PELE
Alimentos não-orgânicos podem conter hormônios, pesticidas, herbicidas, fungicidas e ceras. Quando se trata de nossa saúde, esses intrusos tóxicos podem ser prejudiciais de várias formas. Certos hormônios e pesticidas são capazes de interromper habilidades motoras e foram ligados a uma variedade de doenças e condições de saúde. Nossos corpos não reconhecem esses produtos químicos e muitas vezes criam uma resposta inflamatória. Ainda mais, os estudos mostram que o alimento cultivado organicamente tem de duas a três vezes mais vitaminas e minerais que os alimentos comercialmente crescidos. Quanto mais nutrientes – que são os pilares na construção de uma pele saudável – nosso corpo recebe, melhor a nossa pele vai ser e parecer.

‘CARNES MISTERIOSAS’

SAUDE PELE
Com métodos de cultivo industrial, os animais são freqüentemente alimentados com um coquetel de esteróides, hormônios de crescimento e antibióticos. Além disso, eles não são alimentados com sua dieta herbívora natural, e sim recheados com alimentos para torná-los mais gordos rapidamente, não mais saudáveis. Quando comemos esses animais, por padrão, recebemos uma dose de sua dieta e este ‘coquetel químico’. Estes compostos podem criar desequilíbrios hormonais em nossos corpos, que podem levar a acne e inflamação. Além disso, carnes de animais em geral são mais difíceis de serem digeridas por nós, e se não estamos ingerindo bastante água e fibra em nossas dietas, essas carnes podem ficar presas no nosso sistema digestivo, onde apodrecem e contribuem para a intoxicação.

LATICÍNIOS

SAUDE PELE
O mesmo vale para os produtos lácteos. Muitas vacas leiteiras são alimentadas com hormônios para mantê-las durante todo o ano, o que duplica sua produção de leite. Quando bebemos esse leite (ou comemos o seu iogurte, sorvete, queijo etc), consumimos uma dose desses hormônios também. O consumo de produtos lácteos tem sido associado à acne em alguns casos. Recomenda-se escolher produtos lácteos livres de hormônios, em suas formas naturais de gordura total. Quanto menos ingredientes, melhor.

ADOÇANTES ARTIFICIAIS, CORANTES E AROMATIZANTES

CORANTE
Substâncias como aspartame, corantes e ‘sabores artificiais’ são muito comuns na ‘dieta padrão’. Eles são basicamente um conjunto de química que não deve entrar em nossos corpos. Eles não contém nenhum valor nutritivo, e na pior das hipóteses, eles podem irritar nossos corpos e criar reações de inflamação e histamina. Pior ainda, nossos corpos tendem a armazenar produtos químicos como estes em nossos tecidos.

SUPLEMENTOS DE BAIXA QUALIDADE

SAUDE DA PELE
Muitas pessoas tomam suplementos no dia-a-dia, mas a maioria de nós realmente não sabe a origem desses suplementos ou o que há realmente neles. Na maioria das vezes, suplementos ‘super baratos’ não são feitos de fontes de alimentos integrais. Eles, algumas vezes, contém alérgenos ou ingredientes ocultos que você não conhece. É importante procurar produtos que tenham um número de lote na embalagem, estejam na data de validade e analisar bem suas tabelas nutricionais/ingredientes. E não exagere! Tomar muita Vitamina A ou Zinco, por exemplo, pode desidratar a pele.

EXCESSO DE AÇÚCAR

AÇÚCAR
O açúcar pode enfraquecer nosso sistema imunológico e quando estão debilitados, nossos corpos não são tão eficazes na luta contra as bactérias – uma das principais causas de acne e outras condições inflamatórias da pele. O açúcar também pode contribuir para a constipação intestinal, o que pode levar a problemas de pele. Está provado que muito açúcar afetará negativamente a pele. Açúcar no corpo é ácido, criando problemas em nosso trato digestivo, que estabelece um ambiente mais propenso a proliferação de bactérias ruins no intestino.

EXCESSO CAFEÍNA

PELE
Estudos têm mostrado que 2-3 xícaras de bebidas cafeinadas estimulam a resposta pituitária-adrenocortical, o que leva ao aumento dos níveis de cortisol em nossos corpos. O EXCESSO de cortisol (também conhecido como o hormônio do estresse) tem sido associado ao processo de desgaste da pele. O café, por exemplo, é um diurético e pode desidratar o corpo. E quanto mais hidratado o corpo, mais saudável a pele aparece.

INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN

PELE GLUTEN
Glúten é uma proteína do trigo, encontrada na maioria dos alimentos que baseiam a dieta de grande parte das pessoas. Mas cerca de 40% dos adultos têm alguma forma de sensibilidade ao trigo ou intolerância. Quando temos inflamação em nossos corpos, muitas vezes ela aparece em nossa pele. Teste dietas de eliminação do glúten com auxílio de profissionais capacitados e analise se sua pele vai melhorar. Nesses casos, alimentos como massas, pães, bolachas, bolos, bolos, pizza, cerveja, cevada e centeio devem ser evitados.
Fonte: LiveStrong