COMPULSÃO ALIMENTAR

COMENDO SEUS SENTIMENTOS

Comer é prazeroso, isso todo mundo sabe. Talvez por esse motivo, muitas pessoas acabam comendo além da quantidade suficiente para nutrir o corpo e suprir as necessidades do organismo. Perder o controle esporadicamente é algo comum, quem nunca foi a um rodízio com amigos/família e passou da conta?

O que não é aceitável é a recorrência desse episódio: comer até passar mal ou ingerir o dobro de calorias que deviam ser consumidas ao longo do dia em apenas uma refeição, com certa frequência.

Pessoas que nem com a sensação de estômago cheio conseguem interromper uma refeição e que perdem o controle duas ou mais vezes por semana, são possíveis ‘comedores compulsivos’ e precisam de ajuda profissional, pois se trata de um transtorno alimentar. A compulsão alimentar é um distúrbio categorizado na classificação internacional das doenças da Organização Mundial de Saúde, portanto não deve ser ignorado.

Lembremos também que a compulsão alimentar não ocorre apenas com quem costuma ingerir alimentos hipercalóricos, gordurosos e ricos em carboidratos, é muito mais comum do que se imagina que esse comportamento seja observado em pessoas que consomem alimentos de dieta equilibrada: os ingerem em quantidades absurdas nos típicos episódios de descontrole/ansiedade (eu sou um exemplar ilustrativo desse grupo).

Uma grande amiga para os acometidos por esse problema é a famosa ‘reeducação alimentar’. Nela não importa tanto o ‘valor calórico dos alimentos’ e sim a forma que os ingerimos, isto é, a educação quanto a horários e percepção da própria saciedade. Grande parcela das pessoas que passam por restrição alimentar, seja por dieta baixa em calorias ou por ‘falta de tempo’ durante o dia para ‘comer adequadamente’, tende a desenvolver compulsão alimentar. A fome acumulada durante o período de restrição somada à oportunidade de comer, gera descontrole. É como se quiséssemos ‘aproveitar o momento para deixar uma reserva de comida’ e o prejuízo é grande. É por isso que os finais de tarde ou períodos noturnos são os mais ‘perigosos’. É a hora e a vez de buscar orientação nutricional, ser acompanhado por médicos/nutricionistas e educadores físicos e seguir regras básicas que cortem o mal pela raiz.

Levando em conta meu próprio exemplo, resolvi repassar algumas dicas que considero valiosas na luta contra a compulsão, espero que elas também sejam úteis para vocês:

  1. Não sirva os alimentos em travessas na mesa: monte seu prato com porções adequadas, ver muita comida faz com que queiramos repetir quando já estamos satisfeitos;
  2. Coma devagar e mastigue bem os alimentos: comer muito rápido faz a gente ter a impressão de que comeu menos;
  1. Não acumule fome: se está com se sensação de fome, coma algo saudável e adequado a sua dieta, se esperar a fome aumentar muito, vai comer o dobro do que comeria normalmente, de uma só vez;
  1. Coma primeiro a salada e os legumes, depois os demais alimentos. As fibras vão ajudar na saciedade e quando chegar a hora dos alimentos que você desejava comer em maior quantidade, já vai estar sem ‘espaço no estômago’ para fazer isso – tipo dica de mãe: coma as verduras que você ganha ‘sobremesa’;
  1. Consuma alimentos ricos em Triptofano: eles promovem a sensação de bem-estar: banana, oleaginosas, vegetais verde escuros, leite, farelo de aveia e cacau (com moderação);
  1. Escove os dentes após as refeições: parece brincadeira, mas ajuda e é higiênico/saudável;
  1. Evite comprar alimentos que despertem compulsão: se tem dificuldade de se controlar diante deles tente separá-los e guardá-los divididos em porções (saquinhos/potinhos pequenos), não ultrapassando a quantidade separada ao consumí-los. Se mesmo assim for difícil para você, deixe de estocar. Provavelmente quando bater a solidão, vai acabar comendo tudo sem necessidade. Se você ama um alimento calórico, tipo pizza, e não tem paciência ou tempo para criar pratos saudáveis, não ache que vai pedir no delivery uma inteira e comer ‘só meia fatia’. Não compre e faça isso num dia em que vá fazer uma refeição off contabilizada pelo nutricionista! Se é por questão de facilidade, coma uma fruta, já está pronta por natureza!
  1. Anote num caderno tudo que come, mesmo os lanchinhos e leia com certa regularidade: isso vai fazer você ter noção do que anda comendo e avaliar se a quantidade foi natural ou se você anda se descontrolando. No meu caso, o Instagram (@mangabeirajuh) serve de diário, me ajuda muito! Quando não posto, anoto;
  1. Parece bobagem, mas se perguntar SEMPRE antes de comer se aquilo é para saciar sua fome ou descontrole, ajuda muito a se policiar!