TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE CELULITE

Basta sentar um pouco entre mulheres que conversam sobre estética para ouvir alguém reclamar sobre as famosas ‘celulites’: aqueles indesejáveis ‘furinhos’ nos quadris, nádegas, pernas e/ou barriga que insistem em permanecer evidentes. Essa textura de ‘casca de laranja’ na pele chega a prejudicar até mesmo a vida social de algumas mulheres mais encucadas. Muitos não sabem, mas algumas mudanças de hábitos e tratamentos estéticos podem minimizar bastante esse pesadelo. Confiram a entrevista que fiz com a Fisioterapeuta Dermato Funcional e Osteopata Andrea Maciel, para esclarecer dúvidas e ficar por dentro das novidades no tratamento desse recorrente problema.

  1. O que é a celulite? Por que ela aparece?
    R) O Fibro edema gelóide(conhecido popularmente como celulite) é um distúrbio causado pela retenção de líquidos no espaço intersticial( é uma interface entre a célula e a circulação sanguínea) levando a um processo de edema e fibrose. Por ela ser multifatorial, ela pode surgir devido a um aumento das células adiposas(aumento de peso, obesidade, gordura localizada), fatores genéticos, hábitos de vida, questões hormonais, flacidez de pele(aspecto celulítico), problemas circulatórios e medicamentoso.

 

  1. Por que as mulheres tendem a ter maior incidência de celulite que os homens?
    R) Por causa da questão hormonal(estrogênio e progesterona) e da disposição das fibras do tecido subcutâneo feminino( na mulher é vertical e no homem é oblíquo).

 

  1. É verdade que roupas apertadas podem causar celulite?
    R) Sim, por conta da diminuição da circulação sanguínea e linfática.

 

  1. Só pessoas acima do peso podem ter celulite? Por que quando emagrecemos ela continua incomodando?
    R) Não. Porque depois que a celulite surge e forma as fibroses(nódulos que deixam o aspecto de “casca de laranja”) ela só pode ser tratada com terapias específicas para fibrose, não é só o simples fato de emagrecer. Até porque o indivíduo pode ter também um aspecto de celulite por causa da flacidez de pele decorrente da perda de peso.

 

  1. A celulite tem estágios? Piora com o passar dos anos?
    R) Sim, os estágios nos guiam para escolher o tipo de tratamento específico. Normalmente piora sim, existe uma questão hormonal e circulatória um pouco mais deficiente, além da flacidez muscular e flacidez cutânea(aspecto de celulite).

 

  1. Comer muito sal piora a celulite? Pode-se dizer o mesmo quanto o consumo de álcool e cigarro?
    R) Sim, porque aumenta a retenção de líquido,consequentemente o edema. Sim, já que o álcool é vasodilatador faz com que a pessoa retenha mais líquido piorando assim o edema e consequentemente o aspecto da celulite e o cigarro por contribuir a um processo inflamatório no organismo e a uma piora na circulação contribui para um sistema circulatório mais deficiente.

 

  1. As ditas bermudas modeladoras ou meias podem ser eficientes no combate à celulite? E os cremes?R) Sim, algumas marcas de meias e cremes ajudam na melhora do quadro mas não a sua cura. As meias ajudam na circulação sanguínea e linfática, porque quando a circulação não está eficiente o quadro da celulite se agrava. Não são todos os cremes que realmente funcionam, infelizmente os que tem uma eficácia comprovada são menos acessíveis, mas há comprovações científicas a respeito de alguns ativos que ajudam na melhora do quadro na celulite.

 

  1. Quais os tratamentos mais eficientes contra a celulite? Exercícios físicos ajudam de forma geral?
    R) Existem vários tratamentos para celulite, mas não são todos os profissionais que estão capacitados para tratar. Se o terapeuta não souber fazer uma excelente anamnese para identificar o que o paciente realmente precisa, ele pode piorar o quadro da celulite do paciente. Hoje em dia se tem uma ampla lista de tratamentos para celulite, alguns exemplos são: drenagem linfática manual, radiofrequência, ultrassom, carboxiterapia, entre outras. Exercícios físicos e alimentação são INDISPENSÁVEIS para a melhora do quadro.

 

  1. É verdade que os anticoncepcionais pioram a celulite?
    R) Sim. Devido a ação hormonal presente no medicamento, o anticoncepcional agrava o quadro da retenção de líquido e acúmulo de gordura, ocasionando a piora da celulite.

 

  1. Quem trabalha muito tempo de pé ou sentado(a) pode agravar o quadro de celulites?
    R) Sim, as pessoas que trabalham dessa forma durante períodos prolongados prejudicam o mecanismo fisiológico de retorno venoso e linfático da musculatura da panturrilha, agravando o edema e a celulite por consequência.

 

  1. Quais os piores e melhores alimentos para quem tem celulite?
    R) O ideal seria um acompanhamento nutricional, mas alimentos que podem ser evitados são: os com alto índice de gordura, açúcar e sódio;e os que ajudam são: os antioxidantes, os que aceleram o metabolismo, os diuréticos, entre outros.

 

  1. Ter celulite é relacionado com a genética?
    R) Sim, é um dos fatores.

 

  1. Deixe uma mensagem ao público que sofre com as celulites e gordurinhas localizadas, assim como seus contatos.
    R) O Fibro edema gelóide tem causa multifatorial, por isso precisa de uma trabalho multidisciplinar. A celulite não tem cura mas tem tratamento. Procure um profissional de confiança que possa lhe orientar na melhor forma de combater esse quadro tão indesejado pelas mulheres.

Andréa Ramalho Maciel

Fisioterapeuta Dermato Funcional e Osteopata

(81)98789-5571 (81)99708-1343

Instagram: @andrea_rmaciel